*
A Arte do Cinema de Ação é um curso dedicado ao estudo das formas cinematográficas da ação, com ênfase na organização dos corpos, na construção do espaço e na manipulação do tempo e do movimento.
O curso parte da ideia de que a ação não é apenas um componente narrativo, mas também um campo de experimentação formal.
Diferentes cineastas desenvolveram maneiras particulares de trabalhar a performance física, a continuidade espacial, o ritmo e o espetáculo ao produzir experiências cinematográficas bastante distintas.
Ao longo de quatro aulas, estudaremos essas questões a partir de diferentes tradições do cinema de ação, das artes marciais de Hong Kong ao cinema americano e às produções asiáticas contemporâneas.
A proposta é oferecer ferramentas para uma compreensão mais aprofundada do cinema de ação e considerar tanto suas técnicas de construção quanto suas possibilidades estéticas e sensoriais.
*
PROGRAMA DO CURSO
O programa consiste em 4 aulas ao vivo pelo Google Meet, realizadas entre 03/11 e 24/11, sempre às terças-feiras, das 19h às 21h, totalizando 8 horas de aula.
Todas as gravações das aulas também serão disponibilizadas aos alunos.
.
Aula 1 – O CORPO: impacto e performance
03/11 – 19h às 21h
Nesta aula, investigaremos como o corpo é representado e organizado nas sequências de ação. Discutiremos as relações entre performance física e coreografia, considerando como diferentes procedimentos cinematográficos produzem sensações de impacto e movimento.
A partir do cinema de artes marciais, analisaremos as relações entre a valorização da habilidade real dos atores e a construção de movimentos por meio dos recursos audiovisuais.
Cineastas abordados: King Hu, Lo Wei, Chang Cheh, Sammo Hung, Jackie Chan, Tsui Hark e Isaac Florentine.
.
Aula 2 – O ESPAÇO: geografia e encenação
10/11 – 19h às 21h
Nesta aula, estudaremos como o cinema de ação constrói e organiza o espaço. Discutiremos o uso dos enquadramentos, movimentos de câmera, profundidade, eixo e continuidade na organização de lutas e perseguições.
Veremos como diferentes cineastas trabalham a orientação espacial, desde sequências baseadas em uma geografia claramente definida até formas de encenação que fragmentam ou reorganizam o espaço.
Cineastas abordados: John McTiernan, John Woo, Johnnie To, Soi Cheang, Jaume Collet-Serra, Paul W. S. Anderson.
.
Aula 3 – A VELOCIDADE: ritmo e intensidade
17/11 – 19h às 21h
Nesta aula, investigaremos como o cinema de ação produz diferentes experiências de velocidade e intensidade. Analisaremos as relações entre duração dos planos, frequência dos cortes, movimentos de câmera e desenho sonoro.
Discutiremos como esses recursos podem acelerar, desacelerar ou fragmentar a percepção dos acontecimentos ao considerar as diferenças entre a velocidade física dos movimentos e a velocidade produzida pela construção audiovisual.
Cineastas abordados: Tony Scott, Michael Bay, George Miller, Michael Mann, Kathryn Bigelow, Mark Neveldine e Brian Taylor.
.
AULA 4 – NOVAS FORMAS DO CINEMA DE AÇÃO
24/11 – 19h às 21h
Nesta aula, estudaremos algumas tendências do cinema de ação contemporâneo, com atenção especial às produções chinesas e indianas.
Investigaremos como diferentes tradições de encenação, coreografia e espetáculo se relacionam com os recursos digitais e as transformações recentes da linguagem cinematográfica.
Cineastas abordados: S. S. Rajamouli, Karthik Subbaraj, Lokesh Kanagaraj, Chris Huo, Zhang Yimou, Sun Haipeng.
*
BASE TEÓRICA DO CURSO
O curso parte de diferentes perspectivas teóricas sobre a construção cinematográfica da ação e articula estudos sobre representação e experiência sensorial.
A partir de autores como David Bordwell e Thomas Elsaesser, discutiremos os procedimentos formais que organizam as sequências de ação e as relações entre narrativa e espetáculo.
As reflexões de Nicole Brenez permitem investigar o corpo como objeto de invenção figurativa, enquanto Steven Shaviro e Vivian Sobchack oferecem ferramentas para pensar os efeitos perceptivos e sensoriais produzidos pelo movimento e pela organização audiovisual.
Entre as principais referências utilizadas, estão:
On The Figure In General And The Body In Particular – Nicole Brenez
Post Cinematic Affect – Steven Shaviro
Cutting to the Quick: Techne, Physis, and Poiesis and the Attractions of Slow Motion – Vivian Sobchack
Intensified Continuity: Visual Style in Contemporary American Film – David Bordwell
Classical/post-classical narrative (Die Hard) – Thomas Elsaesser e Warren Buckland
Spectacle, Attractions and Visual Pleasure – Scott Bukatman
The Hong Kong/Hollywood Connection: Stardom and Spectacle in Transnational Action Cinema – Leon Hunt
*
INSCRIÇÕES
Para se inscrever, basta clicar no link no final da página, preencher o formulário e aguardar uma resposta para a realização do pagamento, que deverá ser efetuado por PIX à vista.
O valor do investimento é de R$ 197,00.
Como o curso consiste em aulas ao vivo, com participação direta dos alunos, serão disponibilizadas apenas 30 vagas!
