Os 6 Modos do Documentário

Em seu livro Introdução ao Documentário, o autor Bill Nichols descreve 6 modos do documentário.

Os modos identificam as diferentes maneiras da voz do documentário se manifestar cinematograficamente. Eles definem o tipo de abordagem que o filme terá.

Apesar de grande parte dos documentários misturarem modos distintos, Nichols apresenta características essenciais de cada uma dessas abordagens.

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MODO POÉTICO

Koyaanisqatsi (1982)

O modo poético explora associações e padrões de tempo e espaço que fogem do convencional. É um modo mais livre que busca estabelecer uma relação poética com o seu tema e pode não dar tanta atenção aos personagens e participantes.

Berlim – Sinfonia da Metrópole (1927), Chuva (1929) e Koyaanisqatsi (1982) são bons exemplos.

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MODO EXPOSITIVO

A Tênue Linha da Morte (1988)

Nesse modo, o filme expõe o seu tema a partir das convenções clássicas do documentário: uso de entrevistas, narração ao estilo “voz de Deus”, retórica argumentativa sobre o seu tema. Este modo propõe uma perspectiva mais direta sobre o seu assunto.

Night Mail (1936), A Tênue Linha da Morte (1988) e Tiros em Columbine (2002) se adequam a esse modo.

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MODO OBSERVATIVO

Primárias (1960)

Nesse modo, a câmera irá testemunhar um acontecimento sem interferir naquilo diretamente. Além de alguns filmes desse modo não terem narração e nem entrevistas, não existe uma abordagem poética direta impondo uma visão.

Primárias (1960), High School (1968) e A Oeste dos Trilhos (2003) trabalham com aspectos desse modo.

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MODO PARTICIPATIVO

Crônica de um Verão (1961)

No modo participativo, o cineasta interage diretamente com os participantes ao invés de apenas observá-los. As questões do filme se transformam em entrevistas ou conversas e o envolvimento entre todos se transforma em um padrão de colaboração ou confronto.

Crônica de um Verão (1961), Cabra Marcado Para Morrer (1984) e Crumb (1994) são bons exemplos.

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MODO REFLEXIVO

Jogo de Cena (2007)

Este modo reflete sobre a ideia de representação no documentário. Ele questiona a autenticidade dessa representação ou até brinca com as suas definições. Em alguns desses filmes, o espectador não sabe o que é real e o que é encenado.

Reassemblage: From the Firelight to the Screen (1983), Jogo de Cena (2007) e até um filme ficcional como David Holzman’s Diary (1967) trabalham com esse modo.

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MODO PERFORMÁTICO

Valsa com Bashir (2008)

Neste modo, o filme combina o seu tema com algum aspecto imaginativo. A obra usa de algum artifício formal específico (como animação) ou discurso subjetivo para encenar novas possibilidades performáticas a partir de seu assunto.

His Mother’s Voice (1997), Os Catadores e Eu (2000) e Valsa com Bashir (2008) são bons exemplos.

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AS POSSIBILIDADES DO DOCUMENTÁRIO

Apesar de cada um desses modos possuir convenções e formas específicas, vários documentários irão misturar essas características.

Mesmo que os modos tenham elementos próprios, não podemos pensar neles como regras. Os modos, na verdade, evidenciam toda a riqueza de possibilidades do documentário.