Neste guia, vou apresentar um caminho inicial para quem deseja estudar cinema, seja para alcançar um nível profissional ou simplesmente para desenvolver conhecimento e sensibilidade na área.
O guia será dividido em três fases:
FASE 1: ESTUDANTE INICIANTE
FASE 2: ESTUDANTE INTERMEDIÁRIO
FASE 3: PROFISSIONAL
*
COMEÇANDO DO ZERO
Se você não sabe absolutamente nada sobre cinema, o primeiro passo é construir uma base inicial sobre linguagem e história do cinema. Para isso, recomendo dois cursos gratuitos disponíveis no meu canal do YouTube:
- Introdução à Linguagem Cinematográfica (80 minutos)
Uma introdução direta e acessível aos elementos básicos da linguagem do cinema.
. - Introdução à História do Cinema (3 horas)
Um panorama inicial sobre os principais períodos e transformações do cinema.
Esses cursos foram produzidos pensando em quem está começando e oferecem uma base sólida para avançar nos estudos. Você pode assisti-los em dois dias ou menos, e eles já garantirão um bom ponto de partida.
FASE 1: ESTUDANTE INICIANTE
Após adquirir essa base inicial, você deve se focar em três coisas:
- Ler Livros sobre Cinema
- Assistir a Filmes Essenciais
- Consumir Conteúdos Profundos
.
1 – Ler Livros sobre Cinema
Tente ler livros introdutórios sobre linguagem do cinema, história do cinema e teorias do cinema. É interessante focar o seu estudo, no geral, nesses três pilares para adquirir uma base completa.
Nessa fase inicial, eu recomendo estes livros:
- A Arte do Cinema – David Bordwell e Kristin Thompson
Uma introdução aos elementos básicos da linguagem cinematográfica e à forma como os filmes são feitos.
. - O Olhar do Cineasta – Gustavo Mercado
Aborda aspectos técnicos da imagem, como enquadramentos, composição e outros princípios essenciais de fotografia.
. - As Principais Teorias do Cinema – Dudley Andrew
Uma síntese das ideias de teóricos como Serguei Eisenstein, Béla Balázs, André Bazin, entre outros.
. - História do Cinema – Mark Cousins
Um livro acessível que, através de uma abordagem cronológica, apresenta um panorama global da história do cinema.
.
2 – Assistir a Filmes Essenciais
Para construir uma primeira base, assista a filmes essenciais ao invés de tentar assistir às filmografias completas de cineastas. Você pode usar listas de filmes essenciais como um guia nesse processo. Algumas sugestões:
- Minha lista de 100 filmes essenciais
- A lista da revista britânica Sight and Sound, atualizada a cada 10 anos (a última é de 2022)
- A lista de melhores filmes brasileiros da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema)
.
3 – Consumir Conteúdos Profundos
Para complementar seus estudos, busque artigos em revistas como Contracampo, Cinética, Sense of Cinema, entre outras. No Letterboxd, você encontra perfis com textos traduzidos da Cahiers du Cinéma e outros perfis com textos de grandes críticos. Existem, também, várias revistas acadêmicas com acervos muito ricos.
Além disso, eu também recomendo que você faça cursos livres ou tenha acesso a um banco de aulas. É possível aprender muito com livros, mas cursos geralmente apresentam um conteúdo mais organizado e exposto de forma mais didática.
Nesse ponto, o CURSO ONLINE DE CINEMA pode ser uma ótima opção, já que é um curso que se foca nesses três pilares essenciais (linguagem, história e teoria) e possui mais de 100 horas de conteúdo. Tudo organizado em módulos lineares.
FASE 2: ESTUDANTE INTERMEDIÁRIO
Quando você decide estudar cinema com seriedade e deixa de ser um iniciante, é importante seguir uma ordem de temas.
Por exemplo, antes de estudar história do cinema de modo profundo, busque um conhecimento mais abrangente sobre linguagem para entender a evolução dessa história de modo mais completo.
Depois dessa base sobre linguagem e história, você pode partir para um estudo aprofundado sobre os grandes teóricos. Como vários teóricos utilizam aspectos da linguagem e da história nos seus textos, é interessante que você tenha uma boa base sobre isso para compreender bem as teorias do cinema.
Nos módulos do CURSO ONLINE DE CINEMA, eu sigo essa mesma ordem:
.
1 – Foco na Linguagem Cinematográfica
Antes de qualquer coisa, é importante entender definições essenciais da linguagem, como decupagem, montagem, mise-en-scène, entre outras. Além disso, você deve adquirir um conhecimento técnico envolvendo temas como enquadramentos, ângulos de câmera, iluminação, som, uso de lentes, entre outros.
Livros recomendados para aprofundar este tema:
- A Linguagem Cinematográfica – Marcel Martin
- O Cinema e a Encenação – Jacques Aumont
- A mise en scène no cinema: Do clássico ao cinema de fluxo – Luiz Carlos Oliveira Júnior
- Planificação e Montagem – Luís Nogueira
- Dicionário Teórico e Crítico de Cinema – Jacques Aumont e Michel Marie
.
2 – Estudo Profundo da História do Cinema
Adote uma abordagem linear e cronológica para entender a transformação da linguagem e da história do cinema ao longo do tempo, desde as origens do cinema até o cinema contemporâneo.
Explore os principais movimentos cinematográficos, marcos históricos e diretores icônicos. Leia livros específicos sobre movimentos, períodos, gêneros ou grandes diretores.
Existem centenas de livros que poderiam se recomendados para se aprofundar nesse tema. Vou sugerir alguns pontuais que eu já usei em aulas:
- Nova História do Cinema Brasileiro – Fernão Pessoa Ramos, Sheila Schvarzman (orgs.)
- Visionary Film – P. Adams Sitney
- A Nouvelle Vague e Godard – Michel Marie
- Kino: A History of the Russian and Soviet Film – Jay Leyda
- From Caligari to Hitler: A Psychological History of the German Film – Siegfried Kracauer
- Hollywood from Vietnam to Reagan… and Beyond – Robin Wood
- Introdução ao Documentário – Bill Nichols
- Film Genre, From Iconography to Ideology – Barry Keith Grant
- A Hundred Years of Japanese Film – Donald Richie
- Africa: Um Continente no Cinema – Carolin Overhoff Ferreira
.
3 – Estudo das Teorias do Cinema
Leia os livros dos principais teóricos do cinema. Ainda que algumas dessas leituras possam ser desafiadoras, elas se tornarão mais acessíveis após você adquirir uma base sólida em linguagem e história.
Estes livros podem ser incluídos nessa fase:
- Photoplay – Hugo Münsterberg
- Film as Art – Rudolf Arnheim
- A forma do filme, O sentido do filme – Serguei Eisenstein
- Theory of the Film – Béla Balázs
- Theory of Film: The Redemption of Physical Reality – Siegfried Kracauer
- O que é o cinema? – André Bazin
- The Aesthetics and Psychology of the Cinema – Jean Mitry
- A significação no cinema – Christian Metz
- Práxis do cinema – Noël Burch
- Cinema 1: A imagem-movimento – Gilles Deleuze
- Cinema 2: A imagem-tempo – Gilles Deleuze
- Narration in the Fiction Film (1985) – David Bordwell
.
4 – Prática Cinematográfica
A prática pode ser intercalada com os estudos teóricos. É importante começar a experimentar áreas específicas, como roteiro, direção, fotografia ou montagem, para descobrir suas preferências.
Mesmo que você tenha poucos recursos, comece a explorar alguma prática do jeito que você conseguir. Pratique montagem usando imagens de arquivo. Use a sua câmera do celular no modo manual para testar certos parâmetros técnicos ou compre uma câmera semiprofissional. Escreve roteiros curtos após aprender a formatação correta desse formato.
FASE 3: PROFISSIONAL
Após estudar e explorar diferentes aspectos do cinema, é natural se identificar com uma área específica, seja prática (direção, roteiro, fotografia, montagem, etc.) ou teórica (crítica, pesquisa).
Se você pensa em atuar em uma área prática, faça cursos especializados nessa área e tente fazer parte da comunidade dessa área. É importante ter um bom currículo, mas também é importante conhecer pessoas do nicho que você deseja trabalhar. Ao fazer cursos e oficinas em uma área específica, você começa a interagir com as pessoas dessa comunidade.
Para funções teóricas, busque cursos e oficinas focados em crítica e procure se aprofundar nas ideias do grandes teóricos do cinema. As teorias do cinema propõem sistematizações sobre a linguagem que você, como crítico, deve conhecer. Participe de grupos de estudo e interaja com outros críticos. Produza conteúdo e construa sua marca pessoal.
Após se especializar, você pode buscar oportunidades no mercado. Isso pode depender da área que você busca. Seguem algumas sugestões para diferentes áreas:
- DIREÇÃO: Trabalhe como videomaker, grave eventos, seja assistente de direção (existem cursos focados apenas nessa área) e produza projetos autorais de forma independente. É importante que você comece a fazer seus próprios filmes com os recursos que possui, mesmo que sejam poucos. Já pense nessas limitações na hora de desenvolver seu roteiros e comece com curtas simples. Envie seus filmes autorais para festivais para construir um nome.
. - MONTAGEM: Trabalhe para produtoras, youtubers e busque oportunidades no mercado audiovisual. Você pode oferecer os seus serviços para videomakers que realizam gravações de eventos ou vídeos corporativos. Existem, também, oportunidades em áreas mais específicas de pós-produção, como color grading e finalização.
. - ROTEIRO: Ofereça os seus serviços para videomakers, produtoras e canais de YouTube. Tente entender a estrutura dos vídeos de algum nicho comercial específico que você deseja focar. Em termos autorais, desenvolva projetos de filmes, especialmente um projeto de longa e um projeto de série. Trabalhe com esses projetos em concursos, chamadas de produtoras e eventos de mercado. No perfil roteirosenarrativas, no Instagram, você encontrará várias chamadas e concursos.
. - CRÍTICA E PESQUISA: Produza conteúdo independente, colabore com sites especializados e seja ativo nas redes sociais. O mais importante é construir um olhar próprio que seja perceptível nos seus textos. Em termos profissionais, você pode trabalhar em portais e jornais, ministrar cursos, montar cineclubes, entre outras atividades. Uma outra opção é seguir carreira acadêmica e trabalhar como professor ou pesquisador. Nesse vídeo, eu falo mais sobre possibilidades profissionais envolvendo a crítica e o trabalho teórico.
*
Se você está começando a estudar cinema e procura por uma formação completa e linear, considere se inscrever no Curso Online de Cinema. O curso possui um programa extremamente completo que aborda história, teoria e linguagem do cinema.
É um programa acessível e vitalício, ideal para quem quer se aprofundar.
No site do curso, você pode dar uma olhada no programa de aulas completo e ainda assistir a algumas aulas gratuitas: https://cursodecinema.com.br/