A Nova Hollywood foi um movimento moderno do cinema dos Estados Unidos.
Durante os anos 60 e até início dos 70, a Nova Hollywood apresentou filmes mais alternativos em que jovens cineastas se mostraram influenciados por diretores modernos europeus.
Já a partir dos anos 70, algumas obras ligadas a esse contexto fundaram a ideia do blockbuster.
Confira 10 filmes que fizeram parte da Nova Hollywood ou dialogam com ela de alguma forma.
–
O TIRO CERTO (1966)
Monte Hellman
Disponível no Oldflix
Dois homens que trabalham em uma mina são contratados por uma mulher misteriosa para levá-la para uma cidade.
Monte Hellman faz um faroeste conceitual que mistura o aspecto realista do gênero com um tom absurdo na evolução da trama.
–
À QUEIMA-ROUPA (1967)
John Boorman
Após ser traído durante uma ação criminosa, um homem misterioso, vivido por Lee Marvin, tenta reencontrar seu antigo parceiro de crime para recuperar o dinheiro que lhe foi tirado.
A trama do longa remete a um noir clássico enquanto sua abordagem formal desconstrói aspectos pontuais da linguagem cinematográfica.
–
A PRIMEIRA NOITE DE UM HOMEM (1967)
Mike Nichols
Disponível no Oldflix
Um jovem recém-formado na faculdade, vivido por Dustin Hoffman, se envolve em um triângulo amoroso com uma mulher mais velha e a sua filha.
Além de propor experimentações na montagem e na decupagem, com ênfase para o uso inventivo da câmera na mão e de lentes teleobjetivas, o longa de Nichols mistura muito bem convenções do drama com a comédia.
–
DAVID HOLZMAN’S DIARY (1967)
Jim McBride
Um jovem decide fazer um diário filmado da sua vida como uma espécie de experimento e também como um modo de se conhecer melhor.
O filme é um falso documentário que explora as possibilidades de câmeras analógicas mais compactas que surgiram nos anos 60 ao mesmo tempo que discute certos limites da ficção.
–
BONNIE E CLYDE: UMA RAJADA DE BALAS (1967)
Arthur Penn
Disponível para aluguel no Prime Video
O filme narra a história do casal de criminosos Bonnie e Clyde e possui uma visão crítica sobre aspectos do modo de vida norte-americano.
Arthur Penn mistura um lado nostálgico dos filmes antigos de gângster com uma abordagem realista e crua com a violência.
–
NA MIRA DA MORTE (1968)
Peter Bogdanovich
Um jovem que possui uma obsessão por armas começa a matar pessoas durante a exibição de um filme de terror de um grande ícone do gênero.
Peter Bogdanovich faz uma reflexão sobre a decadência do cinema clássico e propõe uma crítica incisiva a aspectos comportamentais dos Estados Unidos.
–
BULLITT (1968)
Peter Yates
Disponível no Looke
Um tenente da polícia, vivido por Steve McQueen, é encarregado de proteger uma testemunha. Após a testemunha ser morta, o protagonista decide encontrar quem cometeu o crime.
A abordagem realista de Peter Yates remete aos filmes de Arthur Penn pela maneira que o cineasta rejeita estilizar a violência e o espaço urbano.
Umas das cenas mais icônicas do filme é uma perseguição de carros filmada de modo cru e sem trilha sonora.
–
PERDIDOS NA NOITE (1969)
John Schlesinger
Disponível para aluguel no Prime Video
Dois homens que vivem à margem da sociedade constroem uma relação de amizade enquanto tentam sobreviver em Nova York.
Seguindo o tom crítico da Nova Hollywood, o filme desmistifica e ironiza a figura do cowboy enquanto evidencia o aspecto desolador e violento de um grande centro urbano.
–
WANDA (1970)
Barbara Loden
Após abandonar sua família e seu casamento abusivo, uma mulher vaga sem rumo e é hostilizada pela sociedade e por outros homens que encontra.
Barbara Loden rejeita vários apelos do cinema hollywoodiano e faz um filme com uma abordagem documental radical e crua.
–
PORTAL DO PARAÍSO (1980)
Michael Cimino
Disponível no MGM+ (na plataforma Prime Video)
Um grupo de proprietários de terras começa a executar imigrantes em uma região do Wyoming. Um xerife de um condado daquela região decide ajudar as vítimas a reagir.
Ao lidar com dois grandes temas do cinema norte-americano — o western e a guerra — Cimino realizou um dos filmes mais definitivos e espetaculares dessa tendência.
Ironicamente, o retumbante fracasso dessa obra é o que marca, para alguns autores, o fim da Nova Hollywood.
*
Caso você queira conhecer a Nova Hollywood de maneira mais profunda, no Curso Online de Cinema nós temos 3 aulas completas em que o professor Arthur Tuoto comenta sobre todo o contexto desse movimento!
Conheça o curso agora mesmo: https://cursodecinema.com.br