A Índia é um dos países que mais produz filmes no mundo.
Conhecida por suas convenções envolvendo o melodrama e o musical, várias obras lidam com aspectos da história e da realidade indiana para compor experiências ricas e dinâmicas.
Além disso, existem diferentes regiões na Índia que produzem filmes distintos em idiomas distintos, como hindi, tamil e bengali.
Conheça 10 filmes essenciais do Cinema Indiano:
DEVDAS (1936) – P.C. Barua
Baseado em um romance bengali clássico, o filme conta a história de um casal jovem que não podem ficar juntos porque fazem parte de classes e castas diferentes.
Devdas foi um dos primeiros longas filmados com playback e possui sequências musicais mais dinâmicas do que obras anteriores.
O filme é um romance trágico com sequências musicais e com um apelo comercial forte, uma tendência que aos poucos se estabeleceu como a base da indústria do cinema indiano.
–
O VAGABUNDO (1951) – Raj Kapoor
O filme conta a história do filho de um juiz rico que é criado em uma área pobre porque o pai expulsou sua mãe de casa.
A obra intercala aspectos estilísticos grandiosos, típicos da indústria de Bollywood, com uma contextualização realista que remete a movimentos modernos europeus como o neorrealismo italiano.
–
A CANÇÃO DA ESTRADA (1955) – Satyajit Ray
O filme se passa em uma área rural de Bengala e mostra as dificuldades de uma família pobre a partir do olhar de Apu, o filho mais novo.
Com uma abordagem menos grandiosa e que rejeita números musicais, Satyajit Ray se filia a uma tendência mais realista de Bengala Ocidental que ficou conhecida como Cinema Paralelo.
–
HONRARÁS TUA MÃE (1957) – Mehboob Khan
Tido por alguns teóricos como o filme mais importante da história da Índia, Honrarás Tua Mãe mostra a jornada de vida de uma mulher enfrentando dificuldades para criar seus filhos, cuidar da família e da comunidade em que vive.
Além da obra integrar muito bem a questão social com o elemento épico, a figura da protagonista e todo o seu sofrimento funcionam como um arquétipo da nação indiana.
–
FLORES DE PAPEL (1959) – Guru Dutt
Após conhecer uma mulher em uma noite chuvosa, um diretor de cinema a escala para um filme e fica obcecado por sua figura.
Com uma abordagem intimista que reflete sobre a força transcendental do cinema, o filme é um grande êxito técnico e dramático de Guru Dutt.
–
ESTRELA ENCOBERTA DE NUVENS (1960) – Ritwik Ghatak
A obra, que se passa em Calcutá depois da partição de Bengala, segue uma família de refugiados cuja figura central é uma das filhas que está sempre se sacrificando pelos outros.
Pertencente à mesma escola realista de Satyajit Ray, a variação do uso das lentes na câmera de Ritwik Ghatak e a profundidade de campo reorganizam os personagens nos cenários de modo muito expressivo.
–
USKI ROTI (1970) – Mani Kaul
Uski Roti apresenta uma situação minimalista em que uma mulher leva comida todo dia para o seu marido no trabalho, mas é tratada com indiferença por ele.
O filme possui poucos diálogos e é focado em ações objetivas do seu elenco. Ele funciona como um estudo comportamental de gestos cotidianos que remete ao cinema de Robert Bresson e Chantal Akerman.
–
A FORÇA DO PASSADO (1977) – Manmohan Desai
A Força do Passado conta a história de três irmãos separados na infância que se reencontram quando ficam adultos. Esse trabalho é um dos filmes mais icônicos do masala, um gênero que mescla vários gêneros diferentes como ação, romance e melodrama.
O exagero nas cenas de ação e o tom caricato do drama são convenções que o longa de Manmohan Desai reproduz de maneira muito enérgica.
–
QUANDO O AMOR É SINCERO (1989) – Yash Chopra
Após sofrer um acidente, um jovem perde o movimento das pernas e manda sua esposa embora. A moça, então, se apaixona por outro homem.
O longa de Yash Chopra marca o renascimento dos romances musicais indianos que tinham ficado fora de moda devido aos filmes de ação da década anterior.
–
SATYA (1998) – Ram Gopal Varma
Um homem chega a Mumbai para trabalhar, mas acaba se envolvendo com o crime organizado.
De tom bastante realista, a abordagem do longa remete tanto a um noir contemporâneo como também aos filmes de ação de Hong Kong e do cineasta Michael Mann.
*
Caso você queira conhecer o Cinema Indiano de maneira mais profunda, no Curso Online de Cinema nós temos 3 aulas completas em que o professor Arthur Tuoto comenta sobre toda a história do cinema na Índia!
Conheça o curso agora mesmo: https://cursodecinema.com.br