Em seu livro Introdução ao Documentário, o autor Bill Nichols descreve 6 modos do documentário.
Os modos identificam as diferentes maneiras da voz do documentário se manifestar cinematograficamente. Eles definem o tipo de abordagem que o filme terá.
Apesar de grande parte dos documentários misturarem modos distintos, Nichols apresenta características essenciais de cada uma dessas abordagens.
.
MODO POÉTICO
O modo poético explora associações e padrões de tempo e espaço que fogem do convencional. É um modo mais livre que busca estabelecer uma relação poética com o seu tema e pode não dar tanta atenção aos personagens e participantes.
Berlim – Sinfonia da Metrópole (1927), Chuva (1929) e Koyaanisqatsi (1982) são bons exemplos.
.
MODO EXPOSITIVO
Nesse modo, o filme expõe o seu tema a partir das convenções clássicas do documentário: uso de entrevistas, narração ao estilo “voz de Deus”, retórica argumentativa sobre o seu tema. Este modo propõe uma perspectiva mais direta sobre o seu assunto.
Night Mail (1936), A Tênue Linha da Morte (1988) e Tiros em Columbine (2002) se adequam a esse modo.
.
MODO OBSERVATIVO
Nesse modo, a câmera irá testemunhar um acontecimento sem interferir naquilo diretamente. Além de alguns filmes desse modo não terem narração e nem entrevistas, não existe uma abordagem poética direta impondo uma visão.
Primárias (1960), High School (1968) e A Oeste dos Trilhos (2003) trabalham com aspectos desse modo.
.
MODO PARTICIPATIVO
No modo participativo, o cineasta interage diretamente com os participantes ao invés de apenas observá-los. As questões do filme se transformam em entrevistas ou conversas e o envolvimento entre todos se transforma em um padrão de colaboração ou confronto.
Crônica de um Verão (1961), Cabra Marcado Para Morrer (1984) e Crumb (1994) são bons exemplos.
.
MODO REFLEXIVO
Este modo reflete sobre a ideia de representação no documentário. Ele questiona a autenticidade dessa representação ou até brinca com as suas definições. Em alguns desses filmes, o espectador não sabe o que é real e o que é encenado.
Reassemblage: From the Firelight to the Screen (1983), Jogo de Cena (2007) e até um filme ficcional como David Holzman’s Diary (1967) trabalham com esse modo.
.
MODO PERFORMÁTICO
Neste modo, o filme combina o seu tema com algum aspecto imaginativo. A obra usa de algum artifício formal específico (como animação) ou discurso subjetivo para encenar novas possibilidades performáticas a partir de seu assunto.
His Mother’s Voice (1997), Os Catadores e Eu (2000) e Valsa com Bashir (2008) são bons exemplos.
.
AS POSSIBILIDADES DO DOCUMENTÁRIO
Apesar de cada um desses modos possuir convenções e formas específicas, vários documentários irão misturar essas características.
Mesmo que os modos tenham elementos próprios, não podemos pensar neles como regras. Os modos, na verdade, evidenciam toda a riqueza de possibilidades do documentário.