7 Filmes Clássicos disponíveis em streamings

Muitas pessoas que querem começar a assistir filmes clássicos não sabem por onde começar.

Confira 7 indicações de obras essenciais para quem está começando a estudar cinema. Todos esses filmes estão disponíveis nos streamings Telecine Play e Belas Artes à La Carte!

.
CREPÚSCULO DOS DEUSES (1950) – Billy Wilder
Disponível no TELECINE PLAY

A porta de entrada de vários cinéfilos para o cinema clássico são as obras de Billy Wilder. Wilder trabalhou com muitos gêneros e possui uma ótima percepção do cinema como um todo.

Além de Crepúsculo dos Deuses ser um filme muito dinâmico que nos prende do início ao fim, ele comenta sobre alguns aspectos dos bastidores de Hollywood.



PSICOSE (1960) – Alfred Hitchcock

Disponível no TELECINE PLAY

Psicose é um clássico com vários elementos modernos.

Através de uma abordagem realista e de uma estrutura narrativa incomum, o diretor trata de temas que eram tabus em Hollywood. A forma como Hitchcock cobre muito bem suas cenas pode nos ajudar a entender conceitos essenciais como a decupagem.



CLEO DAS 5 ÀS 7 (1962) – Agnès Varda
Disponível no TELECINE PLAY

Agnès Varda foi uma das diretoras mais essenciais da nouvelle vague francesa.

Cléo das 5 às 7 explora muito bem a relação da protagonista com os espaços da cidade. É uma obra dinâmica e, ao mesmo tempo, dramática, que se aproveita de modo muito expressivo das suas locações.



O RAIO VERDE (1986) – Éric Rohmer
Disponível no Belas Artes à La Carte

Se você é fã dos filmes de Richard Linklater ou de diretores que lidam bem com diálogos e com temas mais humanos, com certeza irá gostar de Éric Rohmer.

O Raio Verde segue uma personagem que tenta se reconectar com o mundo e é uma ótima porta de entrada para o cinema do diretor.



RIO, ZONA NORTE (1957) – Nelson Pereira dos Santos

Disponível no TELECINE PLAY

Rio, Zona Norte é um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

O longa de Nelson Pereira dos Santos alia muito bem o realismo do cinema moderno brasileiro com o drama do personagem. A atuação marcante de Grande Otelo reforça o aspecto melodramático do trabalho.



JEJUM DE AMOR (1940) – Howard Hawks

Disponível no Belas Artes à La Carte

Apesar de ser um filme de 1940, Jejum de Amor é uma comédia que, até hoje, surpreende muito pela sua agilidade.

Howard Hawks possui um timing muito específico no modo em que encena o texto, o que faz dessa obra uma grande referência.



STALKER (1979) – Andrei Tarkovski

Disponível no Belas Artes à La Carte

Andrei Tarkovski é um cineasta com um estilo contemplativo que lida com temas relacionados à memória e à fé.

Stalker pode ser um filme desafiador por seu ritmo lento, mas uma vez que o espectador embarca na obra, o longa se mostra hipnotizante por seus aspectos místicos.