9 Livros para Estudar Cinema

Se você quer estudar cinema de maneira séria e profunda, é essencial ler livros sobre o assunto. Além de assistir a filmes, todo estudante deve ter um embasamento histórico, teórico e técnico do cinema.

Nesse artigo você encontra 9 indicações de livros sobre cinema, obras sobre a história, a teoria e a técnica. Eu recomendo que você comece lendo pelo menos um livro de cada uma dessas categorias.

.

LIVROS SOBRE HISTÓRIA DO CINEMA


HISTÓRIA DO CINEMA

Mark Cousins

Mark Cousins descreve a história do cinema a partir de um recorte pessoal e, ao mesmo tempo, extremamente completo.

Além de propor definições próprias (como o conceito do realismo romântico fechado), o autor comenta sobre filmes experimentais e cineastas de várias partes do mundo.


.
TUDO SOBRE CINEMA
Philip Kemp
Compre o livro na Amazon!

Organizado por Philip Kemp e com a participação de vários colaboradores, a obra oferece um relato cronológico e muito bem ilustrado da história do cinema

Não propõe um recorte tão pessoal como Mark Cousins, mas é extremamente informativo e tem linguagem fácil e direta.


.
HISTÓRIA DO CINEMA MUNDIAL
Franthiesco Ballerini
Compre o livro na Amazon!

Organizado por regiões do mundo e por movimentos cinematográficos, o autor brasileiro mostra como o cinema atua como uma expressão cultural específica em países diferentes.

O livro tem uma abordagem bastante didática e segue um formato informativo que remete ao de Philip Kemp. Ao final de cada capítulo, traz uma lista de filmes essenciais sobre o assunto que trata.

 

LIVROS SOBRE A TEORIA DO CINEMA

.
AS PRINCIPAIS TEORIAS DO CINEMA
J Dudley Andrew
Compre o livro na Amazon!

Dudley Andrew comenta sobre as teorias de autores chaves como André Bazin, Serguei Eisenstein, Christian Metz, entre outros.

O livro não deve substituir a leitura de tais autores, mas sintetiza muito bem esses pensamentos e até confronta algumas dessas ideias.


.
A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA
Marcel Martin
Compre o livro na Amazon!

Nesse grande clássico da teoria cinematográfica, Marcel Martin é pontual ao definir aspectos básicos da linguagem cinematográfica como montagem, decupagem, elementos sonoros, entre outros.

O autor possui um pensamento muito metódico e separa vários desses elementos em subcategorias que irão expandir o conhecimento do leitor.


.
A MISE EN SCÈNE NO CINEMA: DO CLÁSSICO AO CINEMA DE FLUXO
Luiz Carlos Oliveira Jr.
Compre o livro na Amazon!

O autor brasileiro comenta sobre o conceito de mise-en-scène e sobre teorias contemporâneas envolvendo essa definição.

Descreve tanto a origem da mise-en-scène como também suas possibilidades mais complexas e abstratas.

 

LIVROS SOBRE A TÉCNICA DO CINEMA

.
O OLHAR DO CINEASTA
Gustavo Mercado

Além de comentar de modo prático sobre princípios de composição, enquadramentos e ângulos de câmera, o autor mostra muito bem como certas escolhas técnicas podem articular efeitos expressivos específicos.

Gustavo Mercado concilia um olhar técnico com uma visão conceitual profunda sobre cinema.


.
NARRATIVA CINEMATOGRÁFICA
Jennifer Van Sijll
Compre o livro na Amazon!

A partir de vários exemplos de grandes filmes, a autora descreve algumas das principais convenções da linguagem cinematográfica.

O livro aborda técnicas e elementos da linguagem como movimentos de câmera, efeitos de montagem, lentes, iluminação, ângulos de câmera, entre outros.


.
LIGHTING FOR CINEMATOGRAPHY
David Landau
Compre o livro na Amazon!

Um dos melhores guias práticos para quem quer aprender a iluminar uma cena.

O autor oferece uma ótima base técnica sobre fotografia para cinema e mostra exemplos de setups de luz para diversas situações e cenas.

Marcações: