O QUE É UM ENQUADRAMENTO?
Enquadrar é o ato de selecionar uma parte do elemento que será filmado.
Por exemplo, caso você queira filmar um plano fechado no rosto do personagem, você faz um close-up. Caso você queira filmar um plano aberto, mostrando o corpo do personagem e o cenário em que ele se encontra, você faz um plano geral.
Conheça, nesse artigo, os principais enquadramentos do cinema:
.
ESTABLISHING SHOT (PLANO DE ESTABELECIMENTO)
O objetivo desse enquadramento é identificar o local onde a cena irá se passar.
É bastante didático e ajuda o espectador a se localizar na cena, porém pode e deve ser utilizado de maneira criativa.
.
PLANO GERAL EXTREMO
O plano geral extremo ainda é um enquadramento muito aberto, mas que funciona de forma diferente do establishing shot.
Ele não tem a intenção, necessariamente, de apresentar o local em que a cena se passa, mas mostra o ambiente de uma longa distância para reforçar as dimensões do local da cena.
.
PLANO GERAL
O plano geral é um enquadramento aberto, mas um pouco mais próximo dos personagens.
Conseguimos ver tanto o cenário em que se passa a cena, como também o corpo inteiro dos personagens. Não se veem exatamente os detalhes das expressões, mas em alguns casos a intenção delas.
.
PLANO GERAL MÉDIO
O plano geral médio ainda é um enquadramento aberto, mas um pouco mais próximo dos personagens.
Ele enquadra os personagens da altura dos joelhos para cima, de modo que o espectador é capaz de perceber melhor as feições de quem está em cena e ainda identificar o cenário.
.
PLANO AMERICANO
Essencialmente, o plano americano pode ser considerado um plano geral médio. Porém, em certos casos, ele mostra o personagem da altura da coxa para cima.
Dessa forma, é um pouco mais fechado que o anterior. Foi muito utilizado em filmes de faroeste para enquadrar os personagens e suas armas.
.
PLANO MÉDIO
O plano médio mostra o personagem da cintura para cima.
É uma opção boa para focar no personagem, captar mais suas expressões e ainda localizar o espectador com alguns elementos do ambiente.
.
CLOSE-UP MÉDIO
Neste enquadramento, a câmera mostra o personagem da altura do peito para cima, sendo um pouco mais próximo que o plano médio.
Se o diretor vai filmar um diálogo entre duas pessoas e quer dar mais atenção à reação de uma delas, ele pode filmar uma pessoa em plano médio e a outra (a que se quer evidenciar), em close-up médio.
.
CLOSE-UP
O close-up é um enquadramento mais fechado no rosto. O rosto do personagem ocupa o plano inteiro ou, em alguns casos, ainda vemos uma parte do seu ombro.
Nesse enquadramento percebemos com bastante clareza a expressão do personagem e não temos tantas informações visuais sobre o cenário.
.
CLOSE-UP EXTREMO
O close-up extremo é um enquadramento que não filma apenas o rosto, mas se aproxima ainda mais e mostra algum detalhe desse rosto.
Ele pode realçar, de forma minuciosa, um olhar ou uma expressão mais específica. Também pode ser usado para filmar objetos e ter o nome de plano detalhe.