7 Filmes Cults na Netflix

O QUE É UM FILME CULT?

Filmes considerados cult podem ser tanto aqueles artísticos e menos comerciais, quanto aqueles que não necessariamente obtiveram sucesso na sua época, mas que adquiriram com o tempo tal status por um cult following.

No primeiro caso, é importante destacar que nem sempre um filme que usa artifícios artísticos é melhor que outro mais comercial. Um filme não deve ser julgado pelo seu gênero ou formato, mas pela forma específica que lida com a linguagem. Comento sobre isso neste vídeo.

A Netflix não possui tantos títulos antigos em seu catálogo, mas ainda é possível encontrar obras mais alternativas. Segue uma lista de 7 filmes cults disponíveis na Netflix:

.
ELES VIVEM (1988) – JOHN CARPENTER

Neste clássico de John Carpenter, o protagonista vira um anarquista inimigo do Estado no momento em que os Estados Unidos passa por uma invasão alienígena.

É um trabalho bastante literal na analogia e na crítica que propõe. Carpenter lida com a ação e o terror de um modo mais livre e até espirituoso. O filme pode ser uma porta de entrada interessante para quem quer conhecer melhor os trabalhos do diretor.

.
NOCTURAMA (2016) – BERTRAND BONELLO

Nocturama mostra um grupo de jovens que planeja ataques terroristas em Paris. Diferente de trabalhos que exploram as motivações por trás de atos criminosos, o longa lida de maneira mais direta com as consequências de tais atos.

O diretor prefere mostrar o aspecto cotidiano dos personagens, ao invés de mostrar o porquê agem de certa maneira. É um filme com uma pegada atmosférica, que remete a Elefante (2003), de Gus Van Sant.

.
SINFONIA DA NECRÓPOLE (2014) – JULIANA ROJAS

Juliana Rojas, em Sinfonia da Necrópole, trabalha com uma variação de gêneros do cinema.

Ao misturar terror, drama e musical, o filme propõe um tom inusitado e, ao mesmo tempo, melancólico. Rojas mostra domínio e sensibilidade ao conciliar elementos tão distintos em uma mesma obra.

.
RAMBO – PROGRAMADO PARA MATAR (1982) – TED KOTCHEFF

Muitos acreditam que Rambo é um simples personagem superficial do cinema de ação, porém este primeiro filme da saga apresenta um drama complexo. O trabalho mostra um soldado traumatizado com a guerra voltando à civilização, que o rejeita.

É um filme que critica o modo como a guerra e, consequentemente o estado, podem desumanizar um ser humano.

.
AKIRA (1988) – KATSUHIRO ÔTOMO

O anime Akira oferece uma experiência muito peculiar no modo expressivo como trabalha tanto com seus gêneros (a ficção científica e a ação), como também com o seu formato (a animação). 

O diretor constrói uma obra dinâmica e sofisticada que evidencia o potencial cinematográfico das animações.

.
FÉ CORROMPIDA (2017) – PAUL SCHRADER

Fé Corrompida é sobre a crise de espírito do homem contemporâneo. O diretor evidencia como a cultura materialista é destrutiva, sobretudo no momento em que vivemos.

A partir de um rigor que remete ao cinema de Robert Bresson, Paul Schrader constrói uma obra questionadora que toca em temas atuais.

.
BRANCO SAI, PRETO FICA (2014) – ADIRLEY QUEIRÓS

Branco Sai, Preto Fica é um filme brasileiro que apresenta uma ficção científica através de uma abordagem documental para relatar sobre uma invasão policial em um baile de black music nos anos 80.

Adirley Queirós se utiliza de um gênero fantasioso para contar sobre a realidade de um acontecimento.

.