LINDINHAS (2020)

Existe um COMPLEXO DE JOSÉ PADILHA bem claro. O filme quer evidenciar essa sexualização das crianças, quer colocar isso em debate e até problematizar esses efeitos, mas acaba vibrando com essa própria sexualização de forma duvidosa.

Eu entendo que essa ambiguidade possa fazer parte do olhar da cineasta sobre o tema: a sexualização não existe apenas como um apelo em si, mas revela uma busca de independências das garotas ao mesmo tempo que questiona um padrão de beleza.

Porém, ao mesmo tempo, não vejo lógica nessa decupagem mais apelativa que claramente explora os corpos das crianças em situações constrangedoras e closes mais gráficos. A escolha estética acaba falando por si só e o discurso soa enfraquecido.

É muito pior do que o caso do Padilha que no discurso do Tropa de Elite denunciava a violência policial, mas na prática vibrava com aquilo, porque aqui envolve a exposição de crianças submissas a esse jogo de poder da câmera.

E o mais irônico de tudo é que no fim das contas ele quer ser um filme relativamente moralista. A protagonista não se interessa por essa estética provocadora como uma revolta ao núcleo familiar mas, pelo contrário, para substituir um núcleo familiar incompleto e fragilizado. Até mesmo a resolução final deixa isso claro.

Não é um filme que coloca a dança como uma atitude “empoderadora”, mas como o escape para a falta de figuras paternas e maternas. Claro que existe um contexto da garota se descobrindo e conquistando uma voz própria naquele meio, questionando aquelas tradições de submissão da mulher, mas o catalisador principal da crise da protagonista é muito mais essa falta de amor em casa.

Mesmo esse drama é abordado da forma mais ilustrativa possível. A diretora consegue trabalhar muito bem com uma espontaneidade da atuação das garotas (talvez a única coisa realmente boa do filme), mas é um elemento que soa muito isolado. Diferente desse tom mais espirituoso de algumas cenas pontuais, toda a evolução narrativa é bem travada e as escolhas estilísticas bem genéricas.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo